6 Suplementos Anti-Inflamatórios!

A chave para eliminar as doenças inflamatórias pode estar no seu prato. Afinal, muito além de nutrir, os alimentos alteram os processos fisiológicos, modulando, inclusive, as respostas inflamatórias.
Alimentos que Combatem a Inflamação

Felizmente existem alguns alimentos que são verdadeiros “remédios” para tratar esse processo inflamatório.

Conheça 6 suplementos que ajudam:

1. Cúrcuma

A cúrcuma possui poderes anti-inflamatório e antioxidante, devido à presença da curcumina em sua composição (o pigmento que dá cor amarelo-ouro à raiz). Devido às suas propriedades, a planta auxilia na saúde da pele, protege o fígado, atua contra o câncer, auxilia no processo de digestão das proteínas e regula o metabolismo. Alguns estudos demonstraram a diminuição da inflamação e melhoria no tratamento de casos de artrite reumatoide, osteoartrite, Alzheimer, inflamação de vias respiratórias e diabetes

2. Ômega 3

Suplementos de óleo de peixe que contêm ácidos graxos ômega-3 pode melhorar a inflamação e várias doenças e condições. Diversos estudos têm demonstrado os efeitos benéficos do ômega-3 à saúde, seja no metabolismo lipídico, causando redução nos níveis plasmáticos dos triglicerídeos, colesterol total e LDL, ação vasodilatadora e possível ação na prevenção do câncer (mama, próstata e cólon), depressão e mal de Alzheimer, além de redução da incidência de aterosclerose e ação anticoagulante e antiagregante.

3. Gengibre

O gengibre contém 12 compostos diferentes que combatem a inflamação, assim como dor muscular e dor após exercício físico. Um desses compostos abaixa os receptores da dor e atua nas terminações nervosas. Juntos, eles funcionam quase tão bem quanto algumas drogas anti-inflamatórias, tais como o ibuprofeno e a aspirina, mas sem efeitos colaterais. Tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

4. Resveratrol

O resveratrol é conhecido por seu efeito anti-aging (apesar de alguns estudos contrários). Independentemente disso, o resveratrol tem outras qualidades importantes, como ser um potente antioxidante e capaz de reduzir a inflamação em indivíduos com doença cardíaca, resistência à insulina, gastrite, colite ulcerativa e outras condições. Esse potente antioxidante é encontrado em uvas, amoras, mirtilo e outras frutas de cor roxa. Também é encontrado no vinho tinto.

5. Spirulina

É um tipo de alga verde-azulada com fortes efeitos antioxidantes. Estudos têm demonstrado que a spirulina reduz a inflamação, proporciona um envelhecimento mais saudável e reforça o sistema imune. As propriedades antioxidantes presentes na spirulina ajudam a combater o stress oxidativo no cérebro e, consequentemente, ajudam na redução dos riscos de doenças. Melhora a saúde cardiovascular e ajuda a reduzir a resistência à insulina.

6. Ácido alfa-lipóico

Funciona como um antioxidante protegendo as células contra danos e ajudar a restaurar os níveis de outros antioxidantes, como as vitaminas C e E. Vários estudos mostram que ela reduz a inflamação ligada a resistência à insulina , câncer, doenças do fígado e outros distúrbios. O ácido alfa-lipóico também reduziu os marcadores inflamatórios em vários estudos em pacientes com doença cardíaca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *