Acupuntura Para Artrite e Artrose

A artrite e artrose são termos que se referem a doenças das articulações do nosso corpo, as articulações do nosso corpo são formadas pela junção de dois ou mais ossos do nosso corpo, eles formam então as articulações, então no encontro de dois ossos como por exemplo os ossos do braço nós temos a formação da articulação do cotovelo.

A artrite e artrose são condições clínicas caracterizados pela doença das articulações, essa doença é caracterizada pela inflamação tanto do espaço articular como da cartilagem que existe entre os dois ossos da articulação, essa cartilagem com o tempo tende a sofrer um processo degenerativo e esse processo degenerativo causa maior atrito dos ossos, causa a dor, causa um processo com diminuição da mobilidade daquela articulação.

O conjunto de articulações acometidas esse processo pode ser observado em indiferentes articulações do corpo, como por exemplo a articulação dos dedos das mãos, a articulação do ombro, articulação das vértebras da coluna vertebral, a articulação da pelve com a coxa e articulação do joelho que é particularmente acometida por processos de artrite e artrose.

Esses processos eles são particularmente frequentes com o passar da idade, de maneira que após os 60 anos a freqüência passa a ser muito alta e estudos indicam que a partir dos 70 anos de idade aproximadamente 80 por cento das pessoas acaba desenvolvendo processos de artrite e artrose.

O tratamento então da artrite e da artrose se dá por terapias físicas através de fortalecimento e alongamento muscular, diferentes técnicas fisioterapêuticas, e com o uso de medicamentos anti inflamatórios, uso de substâncias que estimulam a produção e a regeneração da cartilagem das articulações, que funciona então como um amortecedor das articulações e terapêuticas complementares como por exemplo a acupuntura.

artrite-e-artrose

Nesse sentido a acupuntura torna se muito importante nos processos de artrite e artrose pelo seu excelente resultado em termos de controle da dor, essa que pode levar muitas vezes a incapacidade do indivíduo.

E mesmo a indicação cirúrgica pela troca da articulação, por exemplo uma articulação do joelho por uma prótese,  o que se observa na prática clínica é que o tratamento com acupuntura por diminuir a dor de uma maneira muito importante muitas vezes acaba fazendo uma mudança na decisão terapêutica de um paciente que já estava sendo encaminhado para o tratamento cirúrgico para a colocação de uma prótese na sua articulação.

Com o tratamento analgésico nós temos então uma mudança da programação terapêutica, fazendo com que o indivíduo possa pelo menos adiar a sua cirurgia, alguns indivíduos realmente chegam a sair da fila do procedimento cirúrgico graças ao excelente efeito que se tem observado pelo tratamento com acupuntura.

Em um artigo que estudou o efeito da acupuntura em casos de artrite e artrose, estudando então aproximadamente 150 indivíduos tratados com a acupuntura, segundo a medicina tradicional chinesa, e comparando se então esses indivíduos com pacientes fazendo uso apenas de medicações anti inflamatórios, observou-se no tratamento que durou oito semanas, com sessões de duas vezes por semana na primeira semana e depois seguindo uma sessão por semana no restante do tratamento, podemos ver uma importante redução da sintomatologia e da intensidade dos sintomas da artrite, uma redução de praticamente 50% nos seus sintomas, principalmente sintomas de dor associada a artrite.

Esse estudo então deu seguimento ao tratamento e o que se observou foi que os pacientes que receberam tratamento com acupuntura mantiveram uma melhora do seu quadro e os pacientes que recebiam apenas o tratamento anti inflamatório mantiveram seu quadro de dor mantido.

Foi oferecido então o tratamento com acupuntura também para esses pacientes  que só tomavam anti inflamatórios o que nós podemos ver é que também os pacientes que estavam tomando apenas anti inflamatórios quando começaram a receber o tratamento com a acupuntura a partir da oitava semana do estudo apresentaram a mesma melhora da sintomatologia daqueles pacientes que vinham sendo tratados desde o início do estudo com a acupuntura.

Esses pacientes foram acompanhados durante aproximadamente 50 semanas, e existiu uma melhora significativa da sintomatologia mesmo depois de apenas oito semanas de tratamento com acupuntura.

Esse é um resultado muito interessante que mostra o efeito imediato da acupuntura na melhora da sintomatologia em casos de artrite de joelho, estudos como esse foram sendo realizados ao longo dos anos. A acupuntura pode ser considerada um dos tratamentos físicos mais efetivos para aliviar a dor da artrite no joelho anos estudos revelam o resultado extremamente satisfatório do tratamento com acupuntura para pacientes com artrite e artrose.

Nesse caso específico dos estudos artrite e artrose do joelho, do ponto de vista clínico vemos também uma melhora importante dos pacientes que têm artrite ou artrose e em outras articulações com a articulação do cotovelo, articulação cocho femural, articulação do ombro de maneira que a acupuntura é um excelente recurso terapêutico para o tratamento de todas essas afecções.

Lembrando ainda que a acupuntura além disso permite uma diminuição do uso de medicações anti inflamatórias, que como gostamos de salientar são medicações que devem ser evitadas na medida do possível, porque hoje se sabe efeitos prejudiciais do uso prolongado de medicações anti inflamatórias na função renal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *