Artrite Psoriásica e Psoríase – Saiba Tudo!!!

Artrite Psoriásica e Psoríase

Você têm lesões na pele, no couro cabeludo, atrás da orelha, nos cotovelos, nos joelhos, tem lesões nas unhas também, tem dor, inchaço nas juntas? Saiba que pode ser Psoríase e Artrite Psoriásica?

 

O que é Psoríase e Artrite Psoriásica?

Artrite Psoriásica é uma doença inflamatória crônica de origem auto-imune e que acomete 1 em cada 5 homens e mulheres em igual proporção, já a psoríase é uma doença auto-imune da pele que causa vermelhidão e descamação, principalmente no couro cabeludo, atrás das orelhas, dos cotovelos e nos joelhos, além disso a psoríase pode acometer as unhas com lesões que lembram micose, mas que não melhoram com anti fúngicos.

Pacientes com psoríase que tem lesão nas unhas têm maior chance de desenvolver artrite relacionada a psoríase, chamada artrite psoriásica, 15 a 30 por cento dos pacientes com psoríase tem artrite psoriásica ainda não diagnosticada, quanto mais grave a lesão de pele maior o risco de artrite, em 70% dos casos as lesões de pele aparecem antes da artrite por até 10 anos, o mais difícil de diagnosticar são aqueles pacientes que em que primeiro vem artrite e só depois surgem as lesões de pele, correspondendo a 15% dos pacientes, tanto a Artrite Psoriásica como a psoríase não tem causa conhecida, mas sabe-se que existe uma forte hereditariedade e predisposição genética um em cada três pacientes com psoríase desenvolvera a Artrite Psoriásica.

A Artrite Psoriásica ocorre quando o sistema imune do corpo ataca as células saudáveis, no caso as células das articulações.

 

Quais os fatores de risco?

Alguns fatores de risco da artrite psoriásica e psoríase aumentam o risco de desenvolver artrite e psoríase por exemplo: o fato da pessoa ter psoríase, história familiar de psoríase e Artrite Psoriásica, tabagismo e a obesidade. Pacientes obesos têm menores chances de responder bem ao tratamento da artrite psoríase.

 

Quais os sintomas da doença?

A Artrite Psoriásica pode acometer as articulações ditas periféricas: como joelhos, tornozelos, mãos e pés, e mais raramente também pode haver uma cometimento da coluna. A artrite psoriásica causa dor, inflamação e rigidez matinal que é uma sensação de travamento das juntas que é pior pela manhã além de poder causar uma intensa destruição articular.

 

Como é feito o diagnóstico?

Não há nenhum exame laboratorial específico para definir o diagnóstico de artrite psoríasica o diagnóstico depende em grande parte da avaliação clínica com reumatologista complementada pela avaliação com exames que indicam informação como a velocidade de hemocedimentação VHS  que a proteína C Reativa conhecida como PCR, além disso os exames de imagem como raio x ultrassom e ressonância também podem ajudar no diagnóstico definitivo.

Como é feito o tratamento?

O tratamento da artrite psoriásica e psoríase consiste no uso de anti inflamatórios nos casos mais leves, podendo ser necessário em casos mais graves utilizar os medicamentos chamados de imunossupressores como Metoterxato que é um medicamento que reorganiza a resposta imunológica desse pacientes e que tem o potencial de melhorar inclusive as lesões de pele da psoríase. Para aqueles que não respondem pode ser necessário usar medicamentos biológicos, que são medicamentos injetáveis de alto custo fornecidos pelo sus e pelos planos de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *