Diferença Entre Artrose e Artrite

Hoje vamos falar sobre a artrose e artrite.

A artrose é um processo degenerativo articular faz parte do envelhecimento, não é uma doença propriamente dita, é um fenômeno natural de desgaste, em geral é muito confundida com o processo da artrite, que essa sim um processo de doença que envolve a inflamação articular ou a degeneração, com desgaste, destruição da cartilagem, processo inflamatório, com o calor, com dor, com vermelhidão ou seja é uma inflamação na articulação.

A artrite reumatoide é uma doença que destrói a cartilagem, destrói a articulação que provoca uma grande dificuldade de mobilidade. Pode cometer qualquer articulação do corpo, mas principalmente as mãos, os joelhos e o quadril.

Também existem outros tipos de artrose e artrite: como artrite psoriática adjudicada pelo lúpus, a artrite inflamatória infecciosa, a gota, o ácido úrico que é o acúmulo de cristais dentro da articulação.

O que é bastante comum quando nos referimos artrose é que estamos falando de um processo de envelhecimento, de degeneração articular após atingimos os 30 anos de idade aproximadamente. Nós começamos ter esse processo degenerativo, que pode mudar de pessoa para pessoa de acordo com as suas características, sejam elas genéticas, de peso, de atividade, os hábitos de vida, o tabagismo, além dos traumas e dos processos de artrite ou das doenças.

Devemos lembrar que as cartilagens não se refazem, uma vez destruídas não existe reposição. O tratamento da artrose inicia principalmente a partir da sintomatologia ou seja tratamento para a dor nas crises, além de anti inflamatórios e analgésicos, temos um grupo de medicamentos que tentam proteger a cartilagem e melhorar a função da cartilagem, embora ainda hoje o principal forma de prevenção e tratamento é a perda de peso, as atividades físicas regulares, existindo também fisioterapia e hidroterapia, o pilates entre outras técnicas para melhorar  a sintomatologia e a dor do paciente.

Hoje em dia já se sabe também da importância da alimentação e dos remédios naturais para a prevenção e controle da artrite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *